Pra que tantos bits em videogames? Oito já me bastam

Hora de um post técnico, pra desenferrujar um pouco.

Eu sou um cara bem old school pra videogames. Não curto muito a geração nova, salvo alguns jogos. Passei a infância do lado de um Atari e a adolescência ao lado de Nintendinhos, Super Nintendos e Mega Drives. Adulto eu até joguei o Playstation 2, estava gostando, mas parei. Mas sempre acompanhei o mercado e os lançamentos. Jogar, mesmo, muito pouco. Sempre prezei mais a diversão do que os gráficos realistas. Não deixo de jogar um Halo de vez em quando, mas troco fácil por um Mario Kart.

Só recentemente voltei ao mundo dos games de maneiras mais prazeirosas: através do meu Nintendo DS adquirido no ano passado e do Xbox (modelo antigo) que pousa em casa.

Xbox antigo? sim, aquele velhão, anterior ao 360. Lembra dele? Tem um desses lá no meu quarto. E eu não troco por nada.

Sabe por que? Hoje, o Xbox antigo é extremamente customizável. Na mão de desenvolvedores, o aparelho velho virou um eficiente media center, com suporte a emulação de quase todas as plataformas anteriores a ele. Veja bem, o bold é necessário. Em só um videogame eu posso jogar Atari, Amiga, Commodore, Nintendo, Super Nintendo, Mega Drive, Master System, Game Boy, Neo Geo, Playstation e até jogos de fliperama! Ufa.

Como funciona? O Xbox deve estar destravado e com um HD instalado. No Mercado Livre não é difícil achar. Depois, instala-se o Media Center, que vai funcionar como o nome diz, gerenciando arquivos multimídia no seu Xbox ou qualquer micro ligado em rede. O sistema é poderoso: já vem com codecs para ler a maioria dos formatos de vídeo disponíveis através do drive de DVD do console, disco interno, rede local, USB e até internet. Também reproduz aúdio e exibe imagens, além de mostrar previsão do tempo, reproduzir SHOUTcasts, podcasts e servir como dashboard do console, iniciando outros aplicativos e jogos. Tudo controlado através do joystick do Xbox. Só não toca vídeos HDTV, porque o hardware não aguenta.

Em casa a configuração do bichinho está adicionada de um HD de 30GB. Que é o suficiente para armazenar vários fullsets (kits completos com as ROMs de todos os jogos já lançados) dos videogames. Esses sets você acha nos torrents da vida, procure por ‘fullset roms genesis’, por exemplo. E os emuladores você baixa do site XPort, de um desenvolvedor que infelizmente não toca mais o projeto, mas deixou o código-fonte dos emuladores aberto para qualquer um trabalhar em cima.

Aí é só transferir os programas através da dashboard. Fica algo parecido com as telas abaixo (gentilmente ‘chupinhadas’ do site Oitobits, que também ensina a instalar o Media Center).

Vocês não imaginam como é legal chegar em casa e escolher entre Super Mario 3, Sonic 2, River Raid, Marvel Super Heroes, Castlevania…

O ruim é que o Xbox só fica pra isso mesmo. A Microsoft já renovou o catálogo com o Xbox360, e não lança mais jogos novos para a plataforma antiga. Mesmo assim, se você achar um console desses por aí, recomendo a compra para manter uma estação de emulação old school em casa, fora as funcionalidades de media center. Por exemplo, eu baixo episódios de Lost e vejo logo depois na TV, pois o media center lê os arquivos em rede do meu PC. Não tem coisa melhor pra improvisar um Media Center no seu quarto.

Num outro dia eu comento minha experiência com o Nintendo DS.

  • http://www.1ofakind.com.br/blog Mauricio R. Gouvea

    PQP, que dica sensacional! Tá certo que eu to bem por fora dos assuntos de games, consoles e etc. mas me pareceu uma puta dica! Vou até pesquisar preço do Xbox. Valeu :)

    [ ]´s

  • http://revistamusica.net Diego Matias

    hehehe, que legal! Eu devo ter todos esses emuladores no meu pc. Embora eu não tenha sido um fã do Mega Drive, joguei muito Nintendinho e sou mega fã de Biker Mice From Mars, pra Super Nes…

    Emulação é a salvação da vida de quem não tem os video-games top. E ainda garante horas de distração. Muito legal!

  • http://mistiforioblog.blogspot.com Karin

    hum, meu namorado tem esse x-box antigo e também não troca por nada, ou quase nada… =/

  • Pedro

    Vc trocaria o XBOX por um XBOX 360…
    eu tenho ele… eh possivel fazer tudo isso ae… e mais um pouco tipo MSN e etc…
    + pra fazer isso no 360 tem manjar bastante do console…
    CAMPÃNHA NÃO COMPRE UM PS3!
    COMPRE UM XBOX360 PARA UM MUNDO MELHOR!!!

  • alaninha

    bah…Anderson…eu tenho um xbox no quarto tbm…

    mas ele tem um problema:nunk joga gta san andreas nem medal of honor…eu sei q naum eh o cd…pq eu jah tentei com outros cds desses dois jogos…e tbm jah desbloqueei ele…o q naum adiantou mtu…e outra coisa…como eu faço pra ver dvds nele???

  • Anderson

    Olha, alaninha, não sei dizer. Provavelmente alguma coisa no desbloqueio deve ter zoado o processador, pois esses dois são jogos que exigem bastante do Xbox. Leva pra uma técnica especializada, é a melhor saída. abs

  • Pedro

    Oie. Tambem tem emuladores de boa qualidade no http://www.emuladorpsp.com prontos pra baixar. E acho que funcionam todos. Vlw.

  • http://www.google.com vinicius

    como faço pra achar jogos sem compra mandar site awwe alguma coisa pra minha soluçao

    obrigadoOoO

  • carlinhos

    me diz uns jogos bons para mim compra para meu xbox?
    abraço

  • http://www.shoppingmegamarket.com/ Hannelore Laroux

    I appreciate your weblog greatly. Will bookmark. Keep up to briliant work on it. Thank you

  • http://www.ide2100.webnode.com IdeCorp

    Oi cara.Eu tenho um xbox antigo.Antes eu tinha um PS2 daquele gordão mas ele pifou então meu pai comprou o meu velho e gordo xbox.Jogo Halo 2 até hoje com meus primos por split screen.Mto show.Agora to jogando Ninja Gaiden Black é muito legal.Também curto Forza Motorsport e NFSU 2.Eu tenho “Media nun sei oq” mas nem sei mecher direito.Nem sei também como liga o meu xbox no PC.Tem q faser isso pra jogar jogos antigos??Eu tenho HD no meu xbox tbm mas só tem 4GB kkk! xD

  • José

    Olá, eu tenho um Xbox e como não entendo muito do console só sei jogar os jogos que já comprei. Queria saber onde comprar jogos novos (falsos) e também o que é esse hd que pode jogar jogos de outros consoloes? Tenho alguns emuladores baixados no meu pc se puderem ajudar eu agradeço!!!

  • Alexandre

    Meu tenho ps3, wii, mais meu xodó é o XBOX ele tem um hd de 160 gigas e instalei todos os emuladores possivei nele é incrivel a versatilidade deste console, as vezes estou com amigos e faço apostas que tenho todos os jogos que jogaram na infancia e não tem aposta que não ganho!!!!

  • Hudporco

    Evolução,mais bits melhor a capacicade pra fazer jogos com graficos melhores,jogabilidade e assim vai.
    Se os video gmes parassem de evoluir no Atari,seria uma bosta,assim como o mundo evolui a tecnologia.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000402170281 Francisco

    Ola

    Eu tenho um primo que me ofereceu uma xbox… e essa xbox e a velha…

    E eu gostaria de saber aonde comprar ;) eu sou de VISEU!!!

    AJUDEM-ME

  • http://ajude-me myatã

    olá altarquiá, eu moro em luiz antonio , regiao de ribeirão preto! sp.gostaria muito de configura , meu xbox (modelo antigo) vc poderia me endicar um lugar mais proximo , onde posso esta fazendo uma nova configuração , pra ver se ele funciona .sera se vc poderá me ajudar? obrigada!

  • arthur

    xbox é uma baita disgraça não comprem essa porra que não presta eu comprei e odiei é tudo mocado do ps3 então comprem playstaition

  • http://www.facebook.com/people/André-Luis-Strufaldi/100001968592182 André Luis Strufaldi

    tenho um novinho p vender… se tiver interesse..

    amigo_strufa@yahoo.com.br

  • http://www.facebook.com/people/André-Luis-Strufaldi/100001968592182 André Luis Strufaldi

    tenho um novinho p vender… se tiver interesse.. so passar email e conversamos amigo_strufa@yahoo.com.br

  • http://www.facebook.com/luizcarlos.menezes.90 Luiz Carlos Menezes

    oi vcs sabe se tem como arrumar as pessas dele no mercado o meu queimo

  • Bruno

    desse modelo pega o gta v??